terça-feira, 31 de julho de 2007

Primeiros momentos em Xangai

1º Capítulo
Já passou algum tempo desde a minha última dissertação...
Desde esse dia, já me despedi de Lisboa, voei largas horas passando por Munique, aturei um chinoca a ressonar durante o vôo mais longo e entretanto, sem muitos sobressaltos, cheguei a Xangai.


Viagem
A viagem correu optimamente. Dormi quase toda a viagem e na chegada não houve qualquer dissabor, nem com a mala, nem com a prancha! Em pouco tempo encontrei mais um amigo do Xico que também acabava de chegar ao aeroporto e em seguida, o nosso taxista, enviado pelo anfitrião, de seu nome Mr Button.

Primeiras impressões
Logo no caminho entre o aeroporto e a casa do Xico, sente-se um enorme contraste de realidades... probreza e riqueza, poluição e alguns espaços verdes, bicicletas do século XIX e carros topo de gama de alta cilindrada, arranha-céus e casas degradadas, tudo cruzado na mesma rua, avenida ou beco!
O céu não se vê tal é a poluição e humidade. O calor é abrasador e, em conjunto com a fortissíma humidade, faz destilar qualquer europeu por mais mediterrânico que seja.


Trânsito
O trânsito é caótico mas o incrível é que, apenas ao fim de 3 dias é que vimos o primeiro desastre… quer dizer… toque. É impressionante a calma com que todos guiam e, talvez por isso, o trânsito nunca para. Devagar mas anda. A isto chama-se paciência chinesa!


Comunicação
Se não fosse o nosso caro amigo Xico, nós andaríamos entregues aos bichos. Como dizia o meu amigo Bernardo Figueiredo, “sentimo-nos cegos, surdos e mudos”. Ninguém nos entende e além disso ainda acham que quando eles falam, nós entendemo-los.


Os jantares e as noites
A oferta é muito diversa em ambos os temas. Quanto a restaurantes já comemos desde tailandês a tapas e a preços bastante acessíveis, dependendo se é almoço ou jantar.
No que diz respeito à noite, dependendo do sítio onde vamos, encontramos apenas chinocas ou uma enorme mistura de nacionalidades! Enfim... nunca me esquecerei da noite passada, pois tive a infelicidade de encontrar toda a equipa do meu vôo da Lufthansa com os copos, desde as hospedeiras... ao comandante!!! :D
Conclusão, guiados aqui pelos locals tugas, a vida corre sobre rodas. Assim vale muito mais a pena viajar e o tempo muito mais proveitoso! Thanks Xico!


Assim se passam os dias em Xangai… outras histórias virão! Não há tempo para mais agora… vamos aproveitar umas massagens! ;)

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Dissertações pré-partida

Estamos em Março de 2007 e "flashes" de ideias rondam a minha cabeça sobre destinos e aventuras de férias intermináveis. Onde, como, com quem, são perguntas cheias de combinações às quais pretendo responder. Preciso de viajar!
De um dia para o outro, o quem fica preenchido com um velho amigo de seu nome Pedro Martins e rapidamente o onde também, por diversas razões. Primeiro destino: Xangai! Tentando preenchermo-nos ao máximo de uma nova experiência pessoal, avaliamos a possibilidade de uma volta ao mundo, ficando esta por terra no momento em que nos apercebemos, que não teremos o tempo necessário para viver cada momento, respirar cada local e sentir cada pensamento. Ásia e apenas Ásia... este é o continente a explorar! Viver os hábitos destes países tão diferentes, comunicar em novas línguas, conhecer a sua cultura era o nosso objectivo.
Pequim, Guilin, Yangshuo, Hong-Kong e Macau foram destinos seguintes que apareceram com naturalidade. Faltando a cereja no topo do bolo, escolhemos a Indonésia para contrastar. Este seria o destino exótico onde poderíamos finalmente descansar e recuperar de todo este ano exigente e desafiante para nós.

Pesquisámos, contactámos, sonhámos e, ultrapassando alguns percalços ao longo de 3 meses, finalmente tornámos tudo realidade! Todos os bilhetes estavam comprados.
Por momentos chegámos a ser 4 pessoas nesta viagem de sonho, que superava as expectativas de qualquer um mas, em cerca de uma semana o destino ditou que, por azares distintos, apenas um seria e será quem vai viver todos estes momentos do início ao fim. Porquê e como são agora as minhas principais questões... o último "sobrevivente" de apenas um acertar de despertador!

É 1h da manhã e os últimos preparativos vão sendo pensados. Corrida e tempo são termos diários difíceis de bater. Sono... muito sono e cansaço são palavras de ordem neste momento, contrariando a vasta lista de tarefas ainda por cumprir. Vacinas, mosquiteiro, guias, prancha, mala, etc, etc, etc...!

Faltam apenas 3 dias e meio para partir... a mistura de sensações é enorme! Nervoso miudinho e receio do desconhecido por vir a desbravar nas próximas 5 semanas, cidades, aldeias e no final, ondas inóspitas que desafiam todos os meus 5 sentidos... por outro lado, uma fantástica emoção optimista e uma vontade enorme de viver momentos que ficarão com certeza marcados na minha linha da vida!!!

Vou dormir...